O que fazer em Gramado?

  • Categoria do post:Dicas
Você Está Visualizando Atualmente O Que Fazer Em Gramado?

O que fazer em Gramado

Está pensando em um bom lugar para sair de circuito e tirar boas férias? Saiba tudo o que Gramado tem a oferecer!

Localizada na Serra Gaúcha, Gramado é a maior preciosidade turística do Rio Grande do Sul, atraindo visitantes de todo o Brasil e até mesmo turistas internacionais para conhecer as suas belezas.

Existem diversos passeios em Gramado e pontos turísticos para visitar na cidade, independente da época do ano e de quanto tempo o visitante dispõe para viajar.

Por se tratar de uma cidade pequena, é possível percorrer Gramado a pé, sem deixar de fora seus principais pontos e sua rica gastronomia.

Pontos turísticos de Gramado

Conheça os pontos turísticos de Gramado que não podem ficar fora do seu roteiro de viagem.

 

Lago Negro

O Lago Negro é o principal cartão postal de Gramado. Cercado por verde e com águas escuras e cristalinas, o Lago Negro encanta os turistas pela sua beleza em qualquer hora do dia.

Os visitantes que chegam ao Lago Negro podem desfrutar da beleza das hortênsias e das alazeias, fazer uma caminhada ao redor das árvores ou mesmo mergulhar na cultura gaúcha e sentar a beira da água para tomar um chimarrão.

Uma das principais atrações locais é o passeio de pedalinho pelo lago, que encanta adultos e crianças pela vista. É o cenário ideal para tirar muitas fotos da sua viagem.

Apesar das suas águas escuras, a origem do nome Lago Negro vem das árvores que o cercam, importadas da Floresta Negra, na Alemanha, país com forte influência na arquitetura e cultura de Gramado.

O Lago Negro é um dos principais pontos turísticos de Gramado, e pode ser curtido sem pressa, já que o local conta com uma excelente infraestrutura, com banheiros, alimentação e comércio.

O visitante pode também aproveitar o cenário bucólico e fazer um piquenique.

 

Igreja de São Pedro

A Igreja de São Pedro está localizada na região central de Gramado e é uma grata surpresa para os visitantes que caminham pelo centro da cidade.

Feita de pedra, a paróquia combina perfeitamente com o clima aconchegante e bucólico de Gramado.

Com vitrais sacros e uma torre de 46 metros de altura, a Igreja de São Pedro é simples, mas charmosa e por isso um dos cartões postais da cidade.

Logo em frente há uma fonte onde os visitantes fazem pedidos, além de estátuas que homenageiam os apóstolos.

Durante a noite, a igreja fica toda iluminada e ainda mais bonita.

É um dos principais pontos turísticos da cidade, especialmente para os turistas que visitam Gramado na época do Natal.

 

Rua Coberta

A Rua Coberta tem a sinergia perfeita de Gramado e é o melhor lugar para apreciar um dos fortes da cidade: a gastronomia!

Com ótimos cafés, restaurantes e lojas, a Rua Coberta é também uma boa opção de passeio em Gramado para dias chuvosos, já que como o nome sugere, ela é coberta por uma estrutura de acrílico.

Localizada na região central, é um espaço agradável por onde os visitantes podem transitar ou também sentar em um dos bancos para descansar e apreciar o clima da cidade.

A Rua Coberta é cenário de grandes eventos de Gramado, como por exemplo o Festival de Cinema, já que um tapete vermelho é estendido por toda a Rua Coberta até chegar à entrada do Palácio dos Festivais.

No período do Natal, que atrai muitos visitantes por conta do Natal Luz, a Rua Coberta fica ricamente decorada e iluminada, incluindo uma árvore cantante.

As lojas da Rua Coberta costumam funcionar até em torno das 19 horas, podendo se estender em alta temporada, como em festivais. Os restaurantes e cafés ficam abertos até a meia noite.

Você não pode visitar Gramado sem caminhar pela Rua Coberta, um lugar único que certamente vai ficar nas suas lembranças de viagem.

 

Rua Torta

A Rua Torta não tem nenhum outro atrativo além da sua beleza, e é por essa beleza que é um dos pontos turísticos mais charmosos em Gramado.

Os turistas gostam de tirar fotos pelas formas tortuosas da Rua Torta, que lembra uma das ruas mais famosas dos Estados Unidos, a Lombard Street, na Califórnia.

Além das suas formas, a Rua Torta também encanta por ser florida e arborizada, sendo um cenário charmoso com a cara de Gramado.

 

Melhores passeios em Gramado

Além de visitar os principais pontos turísticos de Gramado, você não pode deixar de visitar as principais atrações locais.

Saiba quais são os melhores passeios em Gramado que você não pode deixar de fazer.

Dreamland: O Museu de Cera

O Museu de Cera, Dreamland, é um dos mais procurados passeios em Gramado.

Quem nunca viu os famosos museus de cera americanos, onde os visitantes podem tirar fotos com celebridades como Marilyn Monroe e Michael Jackson?

Os turistas que visitam Gramado podem fazer isso também em solo brasileiro, basta uma visita ao Dreamland.

O Dreamland é um programa para toda a família e foi o primeiro museu de cera do Brasil, contando hoje com um acervo de mais de cem estátuas.

O ingresso pode ser adquirido com antecedência pela internet.

 

Passeio de Maria Fumaça

O passeio de Maria Fumaça em Gramado é um dos mais buscados e mais animados pra se fazer na Serra Gaúcha!

Com um percurso de 23km, o trem passa por Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, três cidades de colonização italiana que tem raízes fortes preservadas na sua cultura e tradições.

Durante as paradas os turistas degustam vinho tinto, suco de uva branca e espumantes locais.

O trajeto é animado com muita música e dança, o que torna a experiência um verdadeiro mergulho cultural nas tradições coloniais de Gramado.

 

Aldeia do Papai Noel

Gramado exala energia natalina. Não é à toa que a cidade é muito visitada nesse período e conta com o festival de Natal mais famoso no Brasil.

Com uma arquitetura aconchegante e acolhedora, a sensação é de Natal durante todo o ano, e é por isso que a Aldeia do Papai Noel pode ser visitada em qualquer época.

Um passeio ideal para família, as crianças ficam encantadas com a Aldeia do Papai Noel e as atrações locais, como as estátuas de animais, a Terra da Neve, com neve cenográfica e a casa em estilo bávaro.

 

Le Jardin

Visitar o Le Jardin é como fazer uma breve visita ao paraíso. Também conhecido como Parque de Lavanda, o Le Jardin é um jardim lindo perfumado com lavandas e flores, que nasceu do projeto de um casal que decidiu dividir com o mundo a beleza que construíram em seu jardim.

Perto da entrada da cidade, o Le Jardin está em uma propriedade rica em plantas exóticas e lavandas de diversas espécies, além de contar com estufas, uma loja temática e um bistrô.

O parque, além da sua beleza e perfume, também divulga aos seus visitantes os benefícios terapêuticos e até mesmo culinários da lavanda, incentivando o seu cultivo natural.

É um passeio diferente do habitual que certamente vai ficar na sua memória.

 

Melhores eventos de Gramado

Além dos pontos turísticos e passeios que encantam os turistas que visitam Gramado, a cidade também conta com eventos anuais que atraem visitantes de todos os lugares.

São eventos ricos e tradicionais que fazem valer ainda mais a sua viagem a Gramado.

 

Natal Luz

O Natal Luz, sem dúvidas, é o principal evento de Gramado.

A cidade fica toda enfeitada e iluminada com decoração natalina: luzes, pisca-piscas, estátuas e o Papai Noel por todos os lados.

Além disso, quem visita Gramado para o Natal Luz também pode assistir os espetáculos do maior evento natalino do Brasil: desfiles, shows de pirotecnia e muita música natalina por toda a cidade.

 

Páscoa em Gramado

Na terra do Chocolate, não é de se espantar que a Páscoa seja um grande evento. Muitas pessoas visitam a Páscoa em Gramado por saberem que é uma das datas mais esperadas pela cidade.

Além da decoração espalhada por todos os cantos de Gramado, as lojas de chocolate oferecem uma infinita variedade de presentes de Páscoa, além de programações que incluem atividades para toda a família.

 

Festa da Colônia

Como já dito anteriormente, Gramado é uma cidade que se orgulha das suas raízes e põe em prática no dia da cidade as suas tradições.

A Festa da Colônia em Gramado é um atrativo para os amantes da culinária colonial alemã, italiana e portuguesa.

Os produtos tradicionais são vendidos em barraquinhas, além dos pratos, cafés, salgados e tortas, com muito chopp e muita música.

Além de um excelente programa gastronômico, a Festa da Colônia em Gramado é uma experiência cultural que honra as raízes dos colonizadores do Brasil.

Experimente pratos típicos e leve produtos coloniais para a casa, além de se divertir com música e dança típica.

 

Festival de Cinema

O Festival de Cinema é um dos mais esperados e respeitados eventos de Gramado. Um prato cheio para os cinéfilos, esse é um evento anual que reúne curtas e longas metragens brasileiros, com direito a prêmios e exposições.

Todo amante de cinema brasileiro deve ir prestigiar o Festival de Cinema ao menos uma vez. Qualquer criador de curtas e longas metragens pode participar!

 

Gastronomia de Gramado

A gastronomia não deixa de ser um dos principais pontos turísticos de Gramado. A cidade é um ótimo lugar para provar coisas locais, todas com referências às raízes culturais locais.

 

Fondue

O fondue de Gramado é uma experiência de outro mundo, e você não precisa visitar a cidade no inverno para viver esse momento.

São diversas opções de restaurantes que oferecem sequência de fondue.

Nesses restaurantes, geralmente são oferecidos fondue de queijo e fondue de carne para o jantar, e fondue de chocolate para a sobremesa, com frutas suculentas da temporada.

Não deixe de provar!

 

Chocolates

Os chocolates artesanais de Gramado são conhecidos em todo o Brasil.

São diversas chocolaterias renomadas que oferecem chocolates em vários tipos: em barras, bombons, fondue e o famoso chocolate quente da cidade.

Visite as lojinhas de chocolate em Gramado e deguste o chocolate local, aproveitando para levar esse presente delicioso para os seus entes queridos.

Você pode visitar também o Museu de Chocolate em Gramado e ver de perto as esculturas feitas da iguaria, como a famosa Torre Eiffel de chocolate.

 

Café colonial

O café colonial em Gramado é uma dessas experiências com tradição local.

Desde os anos 70 a cidade tem esse café da manhã como carro forte, mesclando influências da culinária alemã, italiana e portuguesa, com receitas tradicionais e uma mesa farta que enche os olhos dos turistas.

Um café colonial em Gramado é serve opções de pães, bolos, cucas, salgadinhos, frango a passarinho, polenta frita, linguiças locais, frios, doces coloniais e muito mais.

Você não pode deixar de provar!

Uma visita a Gramado é enriquecedora de diversas formas. Os turistas que chegam à cidade desfrutam do seu clima agradável e arquitetura fascinante, encontram belezas naturais de encher os olhos, uma rica gastronomia e muita cultura!

Monte o seu roteiro e comece a arrumar as malas para se apaixonar por Gramado!

Leia mais em nosso site para saber o que fazer em Gramado.

Deixe um comentário